Projeto realizado com o apoio da Fundación Biodiversidad
As Áreas Naturais Protegidas são espaços determinados e reconhecidos pelos Estados que cumprem um importante papel na conservação do mundo natural que nos rodeia. A Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (UICN) define as ANPs como “uma superfície de terra e/ou mar, especialmente consagrada á proteção e o conservação da diversidade biológica, assim como dos recursos naturais e os recursos culturais associados, e manejada a través de meios jurídicos ou outros meios eficazes.
Segundo o tipo de manejo que possui cada área, a UICN determina seis categorias
Nesta seção recolhe-se informação sobre as principais ANPs dos estados de fala portuguesa e do estado espanhol segundo as categorias UICN, fazendo especial finca-pé nas ANPs dos países lusófonos africanos, espaços que sofrem importantes ameaças que som conseqüência do incremento demográfico e a sobre exploração dos recursos naturais. É necessário salvaguardar estes territórios do espolio, o furtivismo, os sistemas de fronteira agrícola, os assentamentos ilegais ou as talas incontroladas, entre outros problemas, para melhorar a sua gestão e estabelecer medidas de participação pública e ações produtivas sustentables, que ofereçam á população local a oportunidade de um desenvolvimento econômico e social. Som então unha prioridade para a cooperação da conservação global da biodiversidade.
Produz uma imensa tristeza pensar que a natureza fala, enquanto a raça humana não escuta.
Victor HugoSe você está relacionado a uma área protegida e quer se juntar á Rede Pardela clique o seguinte botão:
© 2012 Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia - Todos os direitos reservados | Identificación legal - Privado // Deseño e programação web Grupo5.com